Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

INTERNET=LIBERDADE+RESPONSABILIDADE.CENSURA E CONTROLE NUNCA



A internet foi inventada nos anos 60 e começou a se tornar a realidade que é hoje em 1989,quando foi estabelecido o protocolo IP.As máquinas(PCs) que acessam a grande redes tornaram-se progressivamente potentes e baratas,facilitando assim o interesse crescente das pessoas pelos computadores e a internet.Em 1995 um livro escrito pelo Bill Gates,A Estrada do Futuro, servia como prova incontestável a respeito da realidade do surgimento da internet e de seus impactos(positivos ou não)em nossas vidas.

No entanto,mais de 20 anos após o surgimento da internet,os seus benefícios e os seus males,muita gente,ainda acha que não precisa ficar atenta aos seus atos relacionadas à web.

Ingênuos,são sempre as grandes e patéticas vítimas irresponsáveis da internet.Pior:é por conta destas pessoas que a internet,que já foi mais livre,vêm se tornando cada vez mais censurada e/ou ferramenta de controle da população por uma pequena elite.

Hoje,30 de setembro de 2015,não se fala de outra coisa senão o vazamento de fotos íntimas do ator Stênio Garcia,um homem de 83 anos e a sua mulher,de 47 anos.

Na realidade,mais do mesmo,este tipo de "crime"é comum e diário na web e quase sempre está relacionado à irresponsabilidade e à ingenuidade de quem é vítima dele.

É óbvio que deve ser muito ruim ter a sua intimidade divulgada por aí,mas esta é uma realidade imposta pelo advento da internet.Do mesmo modo que o surgimento do automóvel obrigou as pessoas a serem mais atentas quando saiam às ruas,qualquer ato nosso ligado direta ou indiretamente à internet,como o uso de smartphones,câmeras digitais,computadores,etc implica em cuidados simples,mas fundamentais,para que não nos vejamos em situações vergonhosas por aí.

A elite que  quer censurar a grande rede e ainda quer usá-la como instrumento de controle,se valem justamente da ingenuidade e indignação das vítimas da web para se apresentarem como os "herois"da cidadania na internet.Todo cuidado é pouco.

A internet não pertence a governos,a artistas ou a qualquer outro grupo em especial.A internet e a sua total acessibilidade pertence a todos nós.

Desconfie sempre daqueles que dizem,genericamente,que a internet é uma terra de ninguém,ou que a pedofilia ou o terrorismo são um bom motivo para que te espionem.Isso é mentira!Até porque,por exemplo,a pedofilia e o terrorismo,já existiam(e infelizmente continuaram a existir)com internet ou não.

Por outro lado,caso você não queira que as suas fotos ou videos não "vazem" na internet fique longe dos aparelhos que acessem a web e tomem cuidado com quem mexe em seus aparelhos.A mulher do Stênio Garcia,ao que tudo indica,teve as suas fotos vazadas por um técnico que mexeu no celular dela.Será que por conta de um fato isolado promovido pela combinação da desonestidade de um técnico de celular e a ingenuidade de uma usuária,devemos permitir que um pequeno grupo se aposse e censure toda internet?